Arquivos de matérias Unig


ARQUIVO



Semana Acadêmica de Medicina e Engenharia

 Participação de medicina Veterinária e Enfermagem

Começa hoje e vai até amanhã

Hoje Palestra com o Ex- Presidente da Petrobrás, a partir das 19:30h



 SIMPACE 2010 NA UNIG - CAMPUS V
  
 


Coordenador do curso de Administração, Roger Soares, os Professores Carlos Rubens e Luiz Guilherme e o Coordenador do curso de Ciências Contábeis, Marco Antônio

 

Mini-cursos e palestras para os alunos


Uma maior integração para os alunos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção


Entre os dias 03 a 05 deste mês foi realizado o SIMPACE 2010 – 2º Simpósio Acadêmico dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção – no Centro de Convenções Fábio Raunheitti, Campus V.

O evento, que foi um sucesso, contou com 02 mini-cursos que aconteceram simultaneamente, com os seguintes temas:

·        Acessibilidade ao Crédito e Investimentos – Adm Financeira
·        Controle Estatístico de Processo – Adm da Produção

Os professores instrutores que ministraram os mini-cursos são profissionais que atuam no mercado de trabalho e estão atualizados com os temas abordados, fato de suma importância para os participantes, que puderam trocar experiências e adquirir novos conhecimentos”, disse o Prof. Roger Leite Soares, Coordenador do Curso de Administração.

Foram realizadas também, duas palestras por noite, com profissionais que atuam no campo acadêmico e no meio empresarial e que explanaram sobre diversos temas relacionados às áreas de Administração, Contábil e Produção.

No dia 03 de novembro recebemos a Psicóloga Organizacional e do Trabalho, Profª Dura Ferrer, palestrando sobre como lidar com as pessoas na empresa e o Presidente do Sincomércio de Itaperuna/RJ, o Sr. Edimilson Ladeira sobre o tema Associativismo: a saída da micro e pequena empresa. Nesta noite, recebemos também a visita do representante do CRA/RJ o Adm. Raphael Monteiro, que na ocasião, reuniu-se com todos os alunos do último período do curso de Administração para explicar sobre a importância do registro profissional. No dia 04, recebemos a visita tão esperada do Prof. Alcimar Ribeiro, da UENF, explanando sobre as Oportunidades e Ameaças para a economia da região norte fluminense com a construção do complexo do Açu e também do Sr. Rodrigo Braga, Gestor de Marketing da EDCM Publicidade e Marketing, explicando sobre a gestão estratégica na era da valorização das idéias. No dia 05, o Sr. Sérgio Araújo, consultor INVESTERIO, finalizou o evento com o seguinte tema: A evolução histórica da contabilidade.

“A perfeita condução do evento só foi possível porque houve um planejamento previamente elaborado de todas as etapas necessárias para a realização do evento. Na verdade, o SIMPACE 2010 foi realizado pelos Coordenadores e Professores que atuam nos três cursos, com o objetivo de absorverem conhecimento na montagem do evento para que no próximo Simpósio, possamos repassar toda nossa experiência para os membros que comporão a Empresa Júnior, que será criada já no início de 2011, e ficará responsável pela elaboração deste e demais eventos, que forem realizados dentro de nossa Instituição”, explicou o Prof. Roger Leite.




Professor Marco Machado do curso de Educação Física

Agora, Itaperuna tem um laboratório modelo de Estudos dos Movimentos Humanos na área de Educação Física. Inaugurado no dia 18 de outubro, o laboratório está instalado nas dependências da Fundação Universitária de Itaperuna (FUNITA) e é o primeiro da região.

Há muito se conhece a importância da atividade física para a saúde, formação e desenvolvimento de pessoas das mais diversas idades, além de ser um ótimo tratamento para diversos tipos de doenças. O município de Itaperuna sempre estimulou a prática de atividades físicas e não mede esforços para ampliar suas conquistas. Uma grande contribuição foi a criação do curso de Licenciatura em Educação Física da FUNITA, que forma profissionais qualificados a trabalhar com os diversos segmentos da população.

Este laboratório pretende ser um centro de excelência de nível internacional e já conta com parcerias de outras instituições do Brasil e do exterior (EUA e Espanha). Além de contribuir com a formação dos estudantes da FUNITA, o laboratório será um centro de investigação das condições de saúde da população Itaperunense.

Os testes físicos realizados no laboratório utilizarão equipamentos de última geração cedidos por uma empresa de biotecnologia esportiva. Os resultados destas investigações orientarão os indivíduos quanto à atividade que eles praticam e subsidiarão os órgãos públicos sobre possíveis diretrizes de ação.

Outra área de ação do laboratório será o esporte. Os dados fornecidos pelos pesquisadores ajudarão técnicos e preparadores físicos no aperfeiçoamento de seus métodos de treinamento. Isso tanto para os atletas de alto nível como para integrantes das categorias formativas dos mais diversos esportes. O rendimento e a diminuição do risco de lesões serão os principais enfoques do laboratório.

Vale ressaltar que não existem laboratórios desse tipo no Norte-Noroeste Fluminense, o que aumenta a visibilidade de Itaperuna como município líder nessa área. Essa conquista é uma iniciativa do professor Marco Machado, junto com o presidente da FUNITA Marcelo Fróes Padilha e o diretor do ISEMI Glênio Fernando Daniel.

Fonte: Decom

Vitórias mostradas nos rostos daqueles que recuperam o prazer de sorrir



Coordenador do curso de Odontologia, Dr. Elias Daruis

Clínica odontológica, setor de endodontia

No último dia 25 de outubro foi comemorado o dia do Dentista, e a melhor maneira de homenagearmos os profissionais e estudantes de odontologia, é mostrar um pouco do dia a dia deles no campus V. A Clínica Odontológica da Unig Itaperuna é uma estrutura moderna com materiais completos para todo tipo de atendimento, onde os alunos praticam diretamente com o paciente sob orientação do Coordenador de odontologia, Dr. Elias Daruis e dos professores, e o melhor de tudo, gratuitamente para toda a população.

A clinica odontológica presta serviços à comunidade através das especialidades de ENDODONTIA (tratamento de canal), DENTÍSTICA (restauração), PERIODONTIA (tratamento de gengiva), além de PRÓTESE E CIRURGIA.

ODONTOPEDIATRIA para crianças até 12 anos e uma clínica especializada ao atendimento de bebês de 0 a 3 anos.

As especializações de endodontia I, II e III, são específicas para tratamento de canal.

Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (22) 3823-4000 Ramal: 461 ou na secretaria da clínica no Bloco A.

Dias:
Endodontia II – Toda quinta-feira de 7h às 11h
Endodontia III – Toda quarta de 7h às 11h


A clínica odontológica dispõe de um sistema integrado onde todos os procedimentos necessários para reabilitação oral do paciente são oferecidos. Restabelecendo a saúde bucal e estética.



Professores responsáveis da Clínica Odontológica setor Endodontia

Professora Kênia Chiarelo Tinoco
Professora Rossana dos Santos Inácio



Clínica Materna Infantil



 Atendimento na Clínica Materna Infantil

 
O objetivo da clínica com o atendimento as crianças é promover um tratamento educativo, preventivo e curativo, além de promover a saúde geral e bucal dos pequeninos e, principalmente o intuito de fazer com que essas crianças venham à clínica sem nenhuma cárie, livres para realizarem acompanhamento e ter o seu desenvolvimento e crescimentos não comprometidos em virtude de alguma doença bucal futura.

Os atendimentos da clínica infantil, acontece toda quarta-feira 7:30h na faixa de 0 a 3 anos e odontopediatria na faixa de 4 a 12 anos, de 13h às 17h.


As especialidades que são feitas na clínica infantil são:
TRATAMENTO ESTÉTICO (restauração)
CANAL (dente decíduo – dente de leite)
APLICAÇÃO DE FLÚOR
LIMPEZA


Professores responsáveis da Clínica Materna Infantil

Professora Márcia Lomvain
Professora Maria Lucia Petrucci
Professora ÂngelaBicalho

Coordenadoria geral
Dr. Elias Daruis




Sucesso total na palestra do Professor Desembargador Elpídio Donizette


Coordenador do curso de Direito Leandro Costa e o Desembargador Elpídio Donizette

Muitos  autógrafos após a palestra


Auditório completamente Lotado por estudantes, professores e convidados

 Os estudantes do curso de Direito da Unig e demais convidados do poder Jurídico de Itaperuna e região, tiveram a oportunidade de somar conhecimento com a presença ilustre do Professor Desembargador Elpídio Donizette, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre Direito Processual Civil, leis, artigos e detalhes de como funciona a justiça no olhar de um Desembargador que possui um currículo simplesmente espetacular, tudo isso no comando do Coordenador do curso de Direito da Unig, Professor Leandro Silva Costa.

 A palestra do Professor Desembargador Elpídio Donizette foi realmente sem detalhes, dinâmico e simpático, mostrou que os deveres e os direitos vão muito além do que imaginamos, o palestrante falou sobre leis antigas que deveriam passar por modificações, artigos que segundo ele não servem para nada e a morosidade da justiça brasileira que segundo ele é um problema crônico no Brasil

De família humilde, Elpídio Donizette já foi professor de matemática e de física e há alguns anos entrou para o Direito onde seguiu para esta carreira brilhante e que hoje atua como Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

“As últimas reformas do processo civil foram 64 leis de 1973 pra cá, segundo ele muita bobagem e pouca coisa útil do ponto de vista pragmático. Nessa última onde que eu chamo de última onde 2005 e 2006, um conjunto de 12 leis que alteraram substancialmente o processo civil, ai inseriram um artigo 285 A que permite a nós Juízes indeferir a petição inicial ao julgamento, ou seja, quando o julgamento for de improcedência, ou seja, quando houver naquele Juízo, naquela Vara um julgamento parâmetro paradigma, ai o Ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos foi à televisão e falou “agora sim, tudo resolvido”, daria tudo certo, isso tudo seria muito bom se o Juiz  julgasse improcedente o pedido e ele já tem uma sentença paradigma, isso se autor não recorresse....

 Tem uma outra bobagem que criaram ai que foi o 518 – Súmula impeditiva de recursos. Nada impede recursos neste país, a não ser súmula, eu posso decidir em conformidade com a lei que o Advogado tem direito ao recurso, isso é qualquer sistema jurídico, pois no Brasil criaram isso, se a sua decisão estiver de acordo com a lei pode recorrer sim, mas se estiver de acordo com a súmula não pode recorrer...”

Na palestra que levou um pouco mais de uma hora, muitos assuntos foram abordados pelo palestrante que em virtude do tempo, não pode abrir perguntas ao público. Além é claro, das homenagens que foram prestadas aos alunos e ex alunos que são e foram destaques como a aluna Mariana dos Santos Bastos que ficou em primeiro Lugar na prova da OAB.

Obs: infelizmente não podemos colocar  conteúdo da palestra integral, mas todo o material escrito e fotográfico estará disponível nos próximos dias na coordenação do curso de Direito